TRIBUNA de Matthieu Rolin, Gestor sénior na Natixis IM. Comentário patrocinado pela Natixis IM.

A segurança está sempre em todo o lado. 

Muitas das funcionalidades de segurança que a tecnologia nos proporciona são praticamente invisíveis. No entanto, protegem as nossas atividades diárias, desde o turismo às compras online, passando pela produção de energia e pelas redes sociais. Hoje, existem recursos intangíveis que sustentam a estrutura da segurança humana em praticamente todos os aspetos do mundo que nos rodeia. Mas os riscos também podem ser invisíveis e imprevisíveis. O surto de coronavírus veio lembrar-nos disso. O investimento temático, associado a um caráter de longo prazo, procura investir em empresas que contribuem para um bem maior através do investimento nas grandes tendências que vão marcar as sociedades do futuro, ao contrário do movimento crescente nos mercados em direção ao curto prazo em termos de avaliação do desempenho das empresas e de posições de negociação.

Vemos que a segurança está a tornar-se um tema-chave, que fará parte das nossas vidas quotidianas a longo prazo, e que vai ser cada vez mais importante à medida que os riscos nas sociedades continuarem a aumentar, muitos deles impulsionados pelo ritmo acelerado da inovação.

Como abordamos a oportunidade de investimento em segurança na Thematics AM?

Enquanto empresa, passamos uma boa parte do nosso tempo a quantificar e qualificar oportunidades temáticas, isto é, a definir fronteiras temáticas. Primeiro, o tema identificado tem de estar apoiado por motores de grande crescimento (ou forças primárias) que demonstrem um crescimento a longo prazo persistente e acima da média e que ainda não estejam totalmente valorizados pelo mercado. É essencial considerarmos os fatores ambientas, sociais e de governança quando pensamos num horizonte de investimento a longo prazo, uma vez que, provavelmente, terão impacto no perfil de risco de uma empresa. Quanto maior for o horizonte temporal, mais provável será que esses riscos se materializem ao longo do tempo. Também acreditamos que a integração dos critérios ESG leva a decisões de investimento mais conscientes, ajuda a mitigar riscos na carteira e apoia a criação de valor a longo prazo para os detentores dos ativos. Existem vários motores subjacentes que tornam a segurança uma oportunidade de investimento duradoura e altamente atrativa. Os investimentos relacionados com esta temática apresentam uma oportunidade bastante diversificada e resiliente que representa um mercado de 600 mil milhões de dólares, com um crescimento anual de 11%1. O facto de a segurança estar relacionada tanto com o mundo digital quanto com o mundo real também garante que o alcance do universo de investimento se alargue a vários setores da economia. Na Thematics AM, identificámos 6 segmentos de mercado que traduzem esta oportunidade de investimento: Connect (chips de segurança, cibersegurança, centros de dados), Shop (pagamentos digitais, processamento de pagamentos), Eat (processos de limpeza, realização de testes), Move (segurança automóvel), Live (controlo de acessos, controlo de pragas) e Work (proteção pessoal, segurança industrial). Estes segmentos permitem-nos tirar partido de toda a cadeia de valor associada à segurança.

Procuramos oportunidades não só através de empresas com uma posição estabelecida em cada segmento, mas também através de empresas que demonstrem posições significativas de liderança numa ou mais partes desse segmento. A liderança é, para nós, um aspeto fundamental. Acreditamos que nos dá uma perspetiva sobre os futuros líderes e nos permite enriquecer o nosso universo de investimento. No conjunto, trata-se de um universo de investimento próprio de 250 a 300 empresas que fornecem ou desenvolvem produtos, serviços, soluções e tecnologias de segurança.

Em síntese

Prevemos que a importância crescente da segurança continue a ser fomentada pela urbanização,

pelo aumento da supervisão regulamentar, pela inovação e pela globalização. É isso que leva a que a segurança seja uma prioridade para as pessoas, os diretores de empresas, os responsáveis por instituições financeiras e os líderes governamentais. Os riscos atuais não têm fronteiras e podem surgir a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. Em última instância, proteger o futuro significa investir no futuro hoje.

1 Fonte: Thematics AM, maio de 2020

Notas Adicionais

Este material foi disponibilizado apenas para fins informativos a prestadores de serviços de investimento ou outros Clientes Profissionais ou Investidores Profissionais e, quando exigido pela regulamentação local, somente mediante solicitação por escrito dos mesmos. Este material não deve ser usado com investidores de retalho. É da responsabilidade de cada prestador de serviços de investimento garantir que a oferta ou venda de participações do fundo ou serviços de investimento de terceiros aos seus clientes cumpre a legislação nacional relevante.

Em Espanha e em Portugal Este material é disponibilizado pela Natixis Investment Managers S.A. ou pela sua sucursal Natixis Investment Managers, Sucursal en España. A Natixis Investment Managers S.A. é uma sociedade gestora luxemburguesa autorizada pela Commission de Surveillance du Secteur Financier (CSSF), constituída ao abrigo das leis do Luxemburgo e registrada sob o n.º B 115843. Sede registada da Natixis Investment Managers S.A.: 2 rue Jean Monnet, L-2180 Luxemburgo, Grão-Ducado do Luxemburgo. A Natixis Investment Managers, Sucursal na Espanha, é autorizada e supervisionada pela Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) em relação às suas atividades em Espanha e pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em relação às suas atividades em Portugal. Sede social da Natixis Investment Managers, Sucursal en España: Serrano n.º 90, 6º Andar, 28006 Madrid, Espanha.

A entidade acima mencionada é uma unidade de desenvolvimento de negócios da Natixis Investment Managers, a sociedade holding de uma linha diversificada de entidades especializadas em gestão de investimentos e distribuição em todo o mundo. As subsidiárias de gestão de investimentos da Natixis Investment Managers realizam qualquer atividade regulamentada apenas dentro e a partir das jurisdições em que estão licenciadas ou autorizadas para o fazer. Os seus serviços e os produtos que gerem não estão disponíveis para todos os investidores em todas as jurisdições.

Apesar da Natixis Investment Managers acreditar que as informações disponibilizadas neste material sejam confiáveis, inclusive as provenientes de fontes terceiras, a mesma não garante a precisão, adequação ou completude de tais informações.

A disponibilização deste material e / ou a referência a valores mobiliários, setores ou mercados específicos no mesmo não constitui consultoria de investimento, recomendação ou oferta de compra ou venda de qualquer valor mobiliário ou oferta de serviços. Os investidores devem considerar cuidadosamente os objetivos, riscos e despesas de qualquer investimento antes de investirem. As análises, opiniões e alguns dos temas e processos de investimento aqui mencionados representam a visão do(s) gerente(s) de portfólio na data indicada. Estas, assim como as participações e características da carteira mostradas, estão sujeitas a alterações. Não há garantia de que os desenvolvimentos ocorram conforme as previsões neste material.

Este material não pode ser distribuído, publicado ou reproduzido, no todo ou em parte.

Todos os valores apresentados são expressos em dólares americanos, salvo indicação em contrário.