Como transformar os riscos de taxa de juro e de inflação numa oportunidade

Carmignac
Carmignac

TRIBUNA de Guillaume Rigeade e Eliezer Ben Zimra, cogestores do Carmignac Portfolio Flexible Bond. Comentário patrocinado pela Carmignac.

As campanhas de vacinação estão a acelerar, sobretudo nos mercados desenvolvidos, o que permite começar a pensar no regresso à normalidade. Contudo, esta perspetiva trás consigo também os receios do início do ano, relacionados com a subida das taxas de juro e as expetativas de inflação, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.

Esta situação tem consequências diretas nos mercados obrigacionistas.  O panorama é já de si complexo, com a maioria dos ativos desta classe a oferecer rendimentos negativos desde o início do ano, mas agora soma-se o impacto de uma subida das taxas de juro. Mais do que nunca, o contexto exige uma gestão ativa destes riscos para os transformar numa fonte de rendimentos.

Esta é a abordagem do fundo Carmignac Portfolio Flexible Bond, uma estratégia de alocação de ativos de rendimento fixo global que visa beneficiar das oportunidades nos mercados obrigacionistas a nível mundial, cobrindo de forma sistemática o risco de divisa. Graças ao seu amplo intervalo de sensibilidade às taxas de juro (de -3 a +8), o fundo pode aplicar estratégias curtas em todas as curvas de taxas de juro e para todas as maturidades.

Gestão ativa da sensibilidade às taxas de juro

(Desde o início de 2020)

Fonte: Carmignac. 30/04/2021

Em relação à inflação, a estratégia tem acesso a todos os segmentos do universo dos mercados obrigacionistas, o que permite, por exemplo, investir em obrigações indexadas à inflação, tanto na Europa como a nível internacional. Deste modo, pode gerir a sua exposição de forma dinâmica, em função das expetativas de inflação, a fim de poder beneficiar das mesmas.

Evolução do nível de exposição às estratégias de inflação no âmbito do fundo

(Desde o início de 2020)

Fonte: Carmignac. 30/04/2021

O amplo universo de investimento e a gestão flexível da sensibilidade às taxas de juro permitem ao fundo beneficiar tanto das subidas como das descidas das taxas de juro e da inflação. Esta solução de rendimento fixo ativo combina uma abordagem top-down com a aplicação de estratégias de taxas de juro e de crédito bottom-up. A carteira é construída com base nas nossas convicções em cada segmento deste universo obrigacionista e numa análise aprofundada dos mercados.

As estratégias de duração e de inflação

Um dos componentes essenciais da carteira é constituído pelas estratégias de duração/inflação através das quais procuramos adaptar o perfil de risco da carteira ao risco de taxas de juro.

Relativamente à duração, apesar de termos mantido durante muito tempo posições curtas nas taxas europeias, decidimos muito recentemente aumentar de novo a nossa duração nesta curva de taxas após a forte correção observada em maio e beneficiar de um mercado que parece demasiado otimista face a um endurecimento da política monetária do BCE. Em todo o caso, mantemos o nosso cenário positivo de reabertura da economia europeia. Mantemos posições curtas na parte longa das curvas swap euro e britânica a fim de reduzir o risco de uma subida das taxas de juro. Recentemente, aumentámos a posição curta no UK Gilt 5 anos, beneficiando da subida das taxas de juro neste trecho da curva.

Nos EUA, decidimos reduzir a nossa duração modificada nas taxas norte-americanas porque acreditamos que há novamente um potencial de subida nesta curva após uma relativa calma nas últimas semanas.

A segunda estratégia essencial é a inflação, um tema relativamente ao qual temos estado particularmente ativos. Atualmente, esta estratégia concentra-se nos EUA e na Europa. No primeiro caso, temos um posicionamento comprado de inflação dos EUA, ao passo que no caso da Europa, a estratégia é a oposta (curta de inflação), uma vez que consideramos que as expetativas de inflação na Europa são excessivas.

Qual foi o comportamento do fundo este ano?

Desde o início do ano até à data(2), o Carmignac Portfolio Flexible Bond acumulou uma rendibilidade líquida de +0,35%, enquanto a do seu índice de referência3) é de -2,56% (4). Neste cenário complexo, o fundo conseguiu gerar uma rendibilidade positiva desde o início do ano, reduzindo, por um lado, o risco de taxas de juro e protegendo a carteira e, por outro, gerando valor ao beneficiar da subida das taxas de juro e das expetativas de inflação através das nossas estratégias específicas.

Notas e fontes:

  • A menção de determinados valores ou instrumentos financeiros é feita para fins ilustrativos e para destacar determinados títulos presentes ou que tenham feito parte das carteiras dos Fundos da gama Carmignac. Não procura promover o investimento direto nos mencionados instrumentos, nem constitui uma assessoria de investimento. A Sociedade Gestora não está sujeita à proibição de efetuar transações com estes instrumentos antes da divulgação das informações.
  • Carmignac Portfolio Flexible Bond A EUR Acc (LU0336084032) a 30/04/2021.
  • BofA ML Euro Broad Market Index coupons reinvested.
  •  As rendibilidades históricas não garantem as rendibilidades futuras.  A rendibilidade é líquida de comissões (excluindo as eventuais comissões de subscrição aplicadas pelo distribuidor)

Carmignac Portfolio Flexible Bond é uma estratégia de alocação de ativos de rendimento fixo cujo objetivo é beneficiar das oportunidades nestes mercados à escala mundial, cobrindo de forma sistemática o risco de moeda. Graças ao seu amplo universo de investimento e a uma gestão flexível da sensibilidade às taxas de juro, o Fundo pode beneficiar tanto das descidas como das subidas das taxas de juro ou da inflação, gerindo ativamente os riscos.

O Carmignac Portfolio Flexible Bond é um subfundo da Carmignac Portfolio SICAV, uma sociedade de investimento constituída ao abrigo da legislação luxemburguesa, em conformidade com a Diretiva OICVM. Os Fundos são registados junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O período mínimo de investimento recomendado no fundo é de 3 anos. A escala de risco do fundo é de 3. Escala de risco do DFI (Dados fundamentais para o investidor) de 1 (menor risco) a 7 (maior risco). O risco 1 não implica um investimento sem risco. Este indicador poderá mudar com o tempo. Principais riscos do Fundo: TAXAS DE JURO: O risco de taxa de juro resulta na diminuição do valor de mercado das obrigações no caso de variações nas taxas de juro. CRÉDITO: O risco de crédito corresponde ao risco de incumprimento do emitente. CAMBIAL: O risco cambial está associado à exposição a uma moeda que não seja a moeda de avaliação do Fundo, através de investimento direto ou do recurso a instrumentos financeiros a prazo. AÇÕES: O Fundo pode ser afetado por variações nos preços das ações, numa escala que depende de fatores externos, volumes de negociação de ações ou capitalização bolsista.

O fundo não garante a preservação de capital.

Exclusivamente para investidores profissionais. Este documento não pode ser reproduzido total ou parcialmente sem a autorização prévia da sociedade de gestão. As informações nele contidas podem estar incompletas e podem ser alteradas sem aviso prévio. Não constitui uma oferta de subscrição nem um conselho de investimento. O acesso ao Fundo pode ser objeto de restrições para determinadas pessoas ou em determinados países. O Fundo não está registado na América do Norte nem na América do Sul. Não foi registado em conformidade com a US Securities Act of 1933 (lei dos Valores Mobiliários dos EUA de 1933). Não pode ser oferecido ou vendido, direta ou indiretamente, em benefício ou por conta de uma «Pessoa dos Estados Unidos da América» (U.S. person), tal como definido pela regulamentação dos Estados Unidos da América «Regulation S» e/ou a FATCA. O Fundo apresenta um risco de perda de capital. Os riscos e as despesas são descritos no documento de dados fundamentais para o investidor (DFI). O prospeto, o DFI, os estatutos da sociedade ou o regulamento de gestão e os relatórios anuais dos Fundos podem ser obtidos através do website www.carmignac.com/es, mediante pedido à sociedade. Devem ser entregues ao subscritor o DFI e uma cópia do último relatório anual antes da subscrição.


Carmignac Gestion – 24, place Vendôme – F – 75001 Paris – Tel: (+33) 01 42 86 53 35 – Sociedade gestora de carteiras autorizada pela AMF – Sociedade Anónima com um capital de 15 000 000 euros – Número de registo comercial (RCS) Paris B 349 501 676. Carmignac Gestion Luxembourg – City Link – 7, rue de la Chapelle – L-1325 Luxembourg – Tel: (+352) 46 70 60 1 – Filial da Carmignac Gestion. Sociedade gestora de carteiras autorizada pela CSSF – Sociedade Anónima com um capital de 23 000 000 euros – Número de registo comercial (RCS) Paris B 67 549