Joao pina Gomes e Ned Naylor
Joao pina Gomes e Ned Naylor

Insights Portugal: ouro e prata – matérias-primas ou moeda?

João Pina Gomes, do ABANCA, e Ned Naylor-Leyland, da Jupiter AM, estiveram à conversa sobre estes dois metais, e qual a sua verdadeira função por esta altura. Veja ou ouça esta troca de ideias entre os dois profissionais.

O outlook para o ouro e para a prata é favorável para ambos os metais. Essa tem sido uma das convicções expressas ultimamente pela Jupiter Asset Management. Em Portugal, os clientes do ABANCA procuram cada vez mais exposição a este tipo de ativo. Foi o que começou por identificar João Pina Gomes, gestor de produto do ABANCA Portugal, numa conversa de meia hora com Ned Naylor-Leyland, responsável de Estratégia, Ouro e Prata, na Jupiter Asset Management. 

E a primeira curiosidade do profissional português foi muito centrada no contexto em que vivemos, mas também nas motivações que os clientes da casa apresentam para investir em commodities: “São o ouro e a prata o melhor hedge contra a inflação, por esta altura?”. 

O ouro por si só, constitui uma forma de cobertura contra a perda de poder de compra, o que não é exatamente o mesmo que a inflação. E isto foi algo que fui aprendendo ao longo do tempo. Possuir ouro não é propriamente ter uma visão ativa nos mercados. E por isso é que os bancos centrais têm uma grande quantidade deste metal”, começou por explicar Ned Naylor-Leyland. 

Nesta interessante troca de pontos de vista, poderá ainda perceber de que forma a dinâmica de procura e oferta da prata difere da do ouro, como este metal será preponderante no caminho para uma economia mais sustentável e qual a forma mais adequada de investir nestas commodities.

Veja o vídeo abaixo, ou então ouça o podcast:

Spotify

Também poderá ouvir este e outros podcasts no Ivoox, Apple Podcasts e Google Podcasts.